Gabriel Bortoleto está ganhando destaque no cenário do automobilismo internacional, especialmente após assumir a liderança da Fórmula 2, a principal categoria de acesso à Fórmula 1. O jovem brasileiro, de apenas 19 anos, tem sido especulado como candidato para uma vaga de titular na equipe Sauber em 2025, que será gerida pela Audi a partir de 2026. A escuderia ainda está em busca de um companheiro para Nico Hulkenberg, e Bortoleto, que faz parte da academia de pilotos da McLaren, tem se mostrado uma forte opção.

Com sua impressionante performance nas últimas etapas da F-2, especialmente em Baku, onde conseguiu um quarto lugar na corrida principal e foi quinto na corrida sprint, Bortoleto ultrapassou o francês Isaque Hadjar, da academia da Red Bull, e agora lidera o campeonato com 169,5 pontos, uma vantagem de 4,5 pontos sobre o rival. Este feito é notável, pois reverteu uma desvantagem de 36 pontos para assumir a ponta.

Bortoleto está em sua primeira temporada na F-2 e, já em 2023, conquistou o título da Fórmula 3, tornando-se o primeiro brasileiro a alcançar essa marca. O jovem talento está chamando a atenção das equipes da F-1, uma vez que a categoria de acesso tem sido um trampolim para grandes nomes da Fórmula 1, como Charles Leclerc, George Russell e Lando Norris.

A próxima etapa da F-2 ocorrerá no Circuito de Lusail, no Catar, com a corrida sprint no dia 30 de outubro e a prova principal no 1º de novembro. Bortoleto segue determinado a consolidar sua liderança no campeonato e dar mais um passo rumo à F-1, onde o Brasil não tem um piloto titular desde 2020, com Pietro Fittipaldi.