O Projeto de Lei (PL) 894/2024, que libera os e-sports como modalidade esportiva em Belo Horizonte, foi aprovado em 2º turno na Câmara Municipal nesta terça-feira (10). Com 31 votos a favor e apenas 7 contra, a proposta segue agora para sanção do prefeito Fuad Noman. O projeto, de autoria do vereador Cleiton Xavier (MDB), estabelece que os praticantes de esportes eletrônicos serão oficialmente reconhecidos como atletas da capital mineira.
Além de garantir esse reconhecimento, o PL abre portas para que a Prefeitura de Belo Horizonte firme parcerias estratégicas para expandir e promover a prática de e-sports na cidade. A proposta também busca promover o desenvolvimento intelectual, cultural e esportivo por meio do acesso livre às modalidades eletrônicas.
BH: Um Polo Emergente dos e-Sports
Belo Horizonte se consolida como um importante polo de e-sports no Brasil. Recentemente, no dia 7 de setembro, o Ginásio do Mineirinho recebeu a final do Campeonato Brasileiro de League of Legends (CBLOL), um dos principais torneios do cenário nacional. Além disso, a Arena MRV será a sede das finais do Desafio Brasileiro de E-Sports, com competições de Counter-Strike 2 e Rainbow Six: Siege, nos dias 23 e 24 de novembro de 2024.
A cidade já possui histórico de grandes eventos internacionais, como o ESL One de Counter-Strike: Global Offensive, realizado em 2018 no Mineirinho, que atraiu mais de 34 mil pessoas ao longo de três dias.
Com a aprovação do PL 894/2024, Belo Horizonte se posiciona como uma cidade de destaque no cenário dos esportes eletrônicos, ampliando o apoio à comunidade gamer e fortalecendo sua presença em eventos de grande porte.