O tenista espanhol Rafael Nadal está confirmado para a disputa da chave de duplas nos Jogos Olímpicos de Paris 2024, mas sua participação na chave de simples ainda é incerta. Com duas medalhas olímpicas de ouro no currículo, conquistadas em Pequim 2008 e no Rio 2016, Nadal disputará sua quarta Olimpíada.
Confirmação em Duplas e Incertidão em Simples
Rafael Nadal jogará nas duplas ao lado de Carlos Alcaraz, o atual campeão de Wimbledon e Roland Garros. A dupla espanhola treinou na manhã desta sexta-feira (26) na quadra Philippe Chatrier, com o teto fechado devido à chuva. Nadal, que usava um grande curativo na coxa direita, se movimentou normalmente durante a sessão de treino.
O capitão da equipe espanhola, David Ferrer, confirmou que Nadal estará presente nas duplas no sábado (27). "Rafa estará em duplas no sábado porque treinou bem hoje. Duplas requerem menos intensidade que o simples, onde é necessário estar muito bem preparado fisicamente e em plenas condições", explicou Ferrer.
Situação Física e Treinos
Na quinta-feira (25), Nadal deveria treinar com o alemão Alexander Zverev, mas não compareceu. Segundo Carlos Moyá, técnico de Nadal, o tenista sofreu um pequeno contratempo e foi aconselhado a descansar. "Não posso assegurar nada. Temos que esperar", disse Moyá na ocasião.
Durante o treino de duplas, Nadal e Alcaraz venceram os compatriotas Pablo Carreño e Marcel Granollers por 6/3. Eles estrearão contra os argentinos Máximo Gonzales e Andrés Molteni neste sábado (27), às 14h (horário de Brasília).
Desafios em Simples
Se decidir competir em simples, Nadal enfrentará o húngaro Marton Fucsovics, 49º no ranking ATP. Embora tenha sido campeão olímpico em simples em Pequim 2008 e em duplas no Rio 2016, Nadal atualmente ocupa a 161ª posição do ranking, após enfrentar problemas com lesões.
Tênis Brasileiro em Paris 2024
O tênis brasileiro buscará repetir o sucesso dos Jogos Olímpicos de Tóquio, onde conquistou a primeira medalha olímpica da modalidade com a dupla Luisa Stefani e Laura Pigossi. Em Paris, os jogos serão disputados no tradicional complexo de Roland Garros.
Entre os homens, Thiago Monteiro já garantiu sua vaga por ter conquistado a medalha de bronze no Pan de Santiago. Monteiro, que vive uma das melhores fases de sua carreira, buscará surpreender para brigar por medalhas.
Na chave feminina, Bia Haddad Maia enfrentará Varvara Gracheva, número 68 do mundo, na primeira rodada. Gracheva, de 23 anos, é nascida na Rússia e naturalizada francesa, e não possui títulos de nível WTA. Se Haddad Maia confirmar seu favoritismo, enfrentará na segunda rodada a vencedora do duelo entre a eslovaca Anna Karolina Schmiedlova e a britânica Katie Boulter, que venceu Bia nas duas partidas que disputaram nesta temporada.