Neste domingo (21), às 11h (de Brasília), Grêmio e Vitória se enfrentam no Estádio Centenário, em Caxias do Sul (RS), em um confronto direto pela 18ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. Ambos os times buscam escapar da zona de rebaixamento, com a meta clara de vencer para aliviar a pressão e afastar o fantasma da Série B.

O Grêmio, sob o comando de Renato Portaluppi, vive uma fase complicada com apenas três vitórias no campeonato. A última vitória ocorreu em 30 de junho, contra o lanterna Fluminense, por 1 a 0. Desde então, o Tricolor gaúcho acumula três derrotas e um empate, amargando uma sequência negativa.

Por outro lado, o Vitória, treinado por Thiago Carpini, ligou o sinal de alerta após duas derrotas consecutivas. O time foi dominado pelo Fortaleza na última rodada, perdendo por 3 a 1, e não teve uma boa atuação contra o Botafogo, resultando em uma derrota por 1 a 0. Apesar disso, o Leão ainda está fora do Z4, mas precisa de um bom resultado para evitar a entrada na zona de rebaixamento.

Mesmo que vença, o Grêmio não conseguirá sair da zona de rebaixamento nesta rodada, pois a diferença para o Vitória, 16º colocado, é de quatro pontos. O Vitória, por sua vez, busca evitar a entrada na zona com duas possibilidades: derrotar os gaúchos e torcer por um empate ou vitória do Corinthians contra o Bahia, ou empatar com o Grêmio e contar com uma vitória do Corinthians sobre o Bahia.

Desfalques e Retornos: O Grêmio não contará com o atacante Nathan Fernandes, suspenso pelo terceiro cartão amarelo, mas terá o retorno do zagueiro Kannemann após cumprir suspensão. O zagueiro Jemerson e o volante Edenílson são dúvidas devido a problemas médicos, mas podem retornar.

No Vitória, o principal desfalque é o volante Luan, suspenso por cartões amarelos. Em compensação, o meia Matheusinho, ausente na última partida por conta de uma virose, deve estar à disposição de Thiago Carpini.

Prováveis Escalações:

Grêmio: Marchesín; João Pedro, Geromel, Kannemann e Reinaldo; Dodi, Villasanti e Pepê (Edenílson); Soteldo, Galdino e Pavon. Técnico: Renato Portaluppi.

Vitória: Lucas Arcanjo; Willean Lepo, Bruno Uvini, Wagner Leonardo e Lucas Esteves; Willian Oliveira, Léo Naldi e Matheusinho; Osvaldo, Alerrandro e Everaldo. Técnico: Thiago Carpini.

Detalhes do Confronto:

  • Motivo: 18ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro
  • Data e horário: 21 de julho de 2024 (domingo), às 11h (de Brasília)
  • Local: Estádio Centenário, em Caxias do Sul (RS)
  • Árbitro: Savio Pereira Sampaio (DF)
  • Auxiliares: Fabricio Vilarinho da Silva (Fifa-GO) e Lucas Costa Modesto (DF)
  • Árbitro de vídeo: Márcio Henrique de Gois (SP)
  • Transmissão: Premiere