Rafael Nadal está de volta a uma final de torneio da ATP após um hiato de mais de dois anos. Neste sábado, o tenista espanhol superou o croata Duje Ajdukovic, número 130 do ranking mundial, por 2 sets a 1, com parciais de 4/6, 6/3 e 6/4, em uma batalha de 2h13 pela semifinal do ATP 250 de Bastad, na Suécia.

A última vez que Nadal disputou uma final foi em Roland Garros, em 2022. Desde então, o atleta de 38 anos tem enfrentado uma série de lesões que o afastaram dos torneios por longos períodos, resultando em sua atual 268ª colocação no ranking mundial.

Na final, Nadal enfrentará o português Nuno Borges, 51º do ranking, que venceu o argentino Tiago Agustin Tirante, 121º, com parciais de 6/3 e 6/4.

Apesar das dificuldades recentes, Nadal mostrou resiliência em Bastad. Na sexta-feira, precisou de quatro horas para derrotar o argentino Mariano Navone, número 36 do mundo. Neste sábado, Nadal destacou a performance de Ajdukovic, de 23 anos, que veio do qualificatório.

“Foi um jogo muito duro, meu adversário tem um dos melhores backhands que já enfrentei. Ele chegou muito confiante e, honestamente, foi realmente muito difícil, mas encontrei uma forma de sobreviver,” comentou Nadal.

A final do ATP 250 de Bastad promete ser emocionante, com Nadal buscando mais um título em sua ilustre carreira e demonstrando que ainda tem muito a oferecer no circuito profissional de tênis.